0800 031 2103   (31) 2103-2103

PARCERIAS

 

• WCG – World Community Grid

A esquistossomose - uma doença tropical causada por parasitas transmitidos por caramujos de água doce — contamina mais de 200 milhões de pessoas todo ano, matando 280.000 delas. A esquistossomose só perde para a malária em termos de efeitos devastadores na população global.

Sendo um importante problema de saúde pública, a Esquistossomose mansônica é marcada por alta prevalência em vários países, inclusive no Brasil, atingindo ao todo, mais de 200 milhões de pessoas no mundo. A doença pode desencadear manifestações de grave importância clínica, como hepatoesplenomegalia e determina reação inflamatória granulomatosa característica que propicia o aparecimento de outras complicações. O tratamento desta relevante enfermidade, é limitado à uma opção terapêutica: Praziquantel. Acrescido a esta limitação, há relatos de cepas do agente etiológico (Schistosoma mansoni) resistentes à droga vigente, o que tornam necessárias pesquisas de novos candidatos a fármacos esquistossomicidas.

Para encontrar um novo tratamento para esta doença, pesquisadores da Faculdade Infórium de Tecnologia, Fundação Osvaldo Cruz – FIOCRUZ-MG e IBM Corporation estão utilizando o projeto World Community Grid http://www.worldcommunitygrid.org/research/sn2s/overview.do para encontrar novos compostos químicos que tenham potencial de candidatos a fármacos para tratamento da esquistossomose.

Pitch associado: https://www.youtube.com/watch?v=M3UWTUFYpsg

 

• FIOCRUZ – Fundação Osvaldo Cruz - MG

 

• LNBio – Laboratório Nacional de Biociências

 

• RENAMA – Rede Nacional de Métodos Alternativos

A proposição dos princípios dos 3Rs (Replacement, Reduction and Refinement) por Russel e Burch em 1953 foi um marco para o uso de animais em experimentação e no desenvolvimento de métodos alternativos ao uso de animais.

Redução (Reduction) significa a obtenção de nível equiparável de informação com o uso de menos animais em experimentação; o Refinamento (Refinement) promove o alívio ou a minimização da dor, sofrimento ou estresse do animal utilizado na experimentação e a Substituição (Replacementsignifica que o nível equiparável de informação é alcançado sem o uso de animais vertebrados vivos. 

A criação da RENAMA permite a existência de uma infraestrutura laboratorial e de recursos humanos especializados capazes de implantar métodos alternativos ao uso de animais e de desenvolver e validar novos métodos no Brasil.

Através do Edital RENAMA 01 (http://renama.org.br/ )   que visa realizar testes in silico com substancias candidatos a fármacos. A serviço da RENAMA, o Laboratório de Biologia Computacional do LNBio(http://lnbio.cnpem.br/), testou 15 substancias, potenciais ligantes de enzimas do Schistosoma mansoni.

O trabalho consistiu de predições computacionais das propriedades farmacocinéticas e toxicológicas, com o objetivo de escolher as mais promissoras para prosseguir em desenvolvimento. Foram utilizados os softwares: o ACD/Percepta (ACD/Labs – Advanced Chemistry Development, Inc.) e o MetaDrug (Thomson Reuters). Ambos utilizam métodos de avaliação conhecidos como QSAR (Quantitative Strcture-Activity Relationship).

Foram selecionados 119 indicadores do Percepta e 54 do MetaDrug. As predições obtidas foram avaliadas pela equipe da Renama quanto a relevância para a indicação de tratamento da esquistossomose. Indicadores considerados irrelevantes para essa indicação foram excluídos da análise. Em virtude das características dessa doença, foram considerados irrelevantes os seguintes parâmetros: interação com as proteínas PGP/MDR, interação com algumas CYPs, genotoxicidade e carcinogenicidade.

As predições de parâmetros farmacocinéticos e toxicológicas considerados relevantes foram construídas tabelas com potenciais problemas e indicadores de confiabilidade. Consideramos menos promissoras para a continuidade do desenvolvimento as substancias que apresentaram predições confiáveis de problemas intensos

Maiores informações: http://www.renama.org.br/wp-content/uploads/2014/04/Labs-APROVADOS__junho2015.jpg


MICROSOFT – PROGRAMA MSDN AA

O MSDNAA (Aliança Acadêmica) é uma assinatura "online" que permite a Faculdade Infórium de Tecnologia obter licenças de software da plataforma MICROSOFT. Seu objetivo é facilitar o acesso aos softwares da Microsoft para uso com fins educacionais e de pesquisa, transformando-se num recurso de economia para a instituição, além de estender gratuitamente esse benefício aos seus usuários.

Como associado, a Faculdade Infórium de Tecnologia pode oferecer aos docentes e alunos o “download” e licença eterna dos softwares da Microsoft incluídos no programa para instalação em seus computadores pessoais.

 

• CISCO SYSTEMS – CISCO NETWORKING ACADEMY PROGRAM

O CNAP (Cisco Networking Academy Program), ou simplesmente Academia Cisco, é um programa mundial de formação profissional na área de redes de computadores que tem como base um currículo acadêmico desenvolvido pela Cisco Systems em consonância com as necessidades do mercado de trabalho. A Faculdade Infórium de Tecnologia é uma Academia Local Cisco sob a tutela da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ como Academia Regional. O CNAP faz parte da grade do curso de Redes e corresponde a 5 disciplinas, a partir do 1o período. Maiores informações poderão ser obtidas através dos links abaixo:

http://www.cisco.com/web/BR/educacao/netacad/programa/funciona/info_academias_mg.html

http://cisco.netacad.net

 

• IBM ACADEMIC INITIATIVE

O programa IBM Academic Initiative possibilita a formação de futuros profissionais e os mantêm atualizados sobre as mais novas tendências em hardware e software, com foco em padrões abertos.

Benefícios aos professores e alunos:

a)    Acesso a licenças de softwares IBM para uso acadêmico em versão completa que nunca expiram.

b)    Acesso ao material didático oficial.

c)    Desconto em certificações IBM.

d)    Cadastro de currículo profissional para acesso da IBM e empresas do mercado.

e)    Acesso a um mainframe para realização de cursos e pesquisas.

 

• EMC ACADEMIC ALLIANCE

Gerentes de TI procuram por novos profissionais com conhecimento de Armazenamento para preencher suas vagas em aberto e o EMC Academic Alliance oferece esse conhecimento e as habilidades necessárias para se destacar no mercado.

O EMC® Academic Alliance é um programa de colaboração entre escolas e universidades do mundo todo que foi criado para suprir as lacunas de habilidades oriundas do crescente volume e complexidade de dados.

As universidades filiadas ao programa EMC Academic Alliance tem acesso gratuito ao curso Armazenamento e Gerenciamento de Informações (Information Storage and Management), voltado para os conceitos e princípios das tecnologias de armazenamento de informações e não para produtos específicos.

Seu objetivo é ajudar o aluno a desenvolver conceitos e habilidades para vencer no mercado de grande crescimento como o de TI.

 

• COMPTIA AUTHORIZED ACADEMY

A Associação da Indústria da Tecnologia da Computação (CompTIA) tem se dedicado ao incentivo do crescimento da indústria da tecnologia da informação e da comunicação (ICT) e das pessoas que nela trabalham. CompTIA, com mais de 22.000 membros em 102 países, é a associação líder que representa a comunidade tecnológica internacional.

O CompTIA Authorized Academy é programa educacional robusto projetado para ajudar as instituições acadêmicas, organizações sem fins lucrativos e agências governamentais de melhorarem a experiência de aprendizagem para os alunos que se preparam para uma carreira em TI.

 

• BRITISH COUNCIL

British Council é a organização internacional do Reino Unido para relações culturais e oportunidades educacionais. Promovemos cooperação entre o Reino Unido e o Brasil nas áreas de língua inglesa, artes, esportes e educação.

 

• UNIVERSIDADE SANTA ÚRSULA

 

• FAPEMIG – Fundação de Apoio à Pesquisa de Minas Gerais